29 novembro 2011
"Mercados vão continuar assustadores nos próximos anos"
Ausência de crescimento leva a que investidores tenham dificuldade em conseguir rentabilidades elevadas nos próximos tempos.
O gestor da PIMCO, Bill Gross, não está optimista para os mercados financeiros nos próximos anos. "Os mercados financeiros permanecerão nos próximos anos com retornos baixos e, frequentemente, assustadores", referiu o responsável pelo maior fundo de obrigações do mundo numa nota de investimento.
"Os investidores devem reconhecer que os problemas da Eurolândia são, por natureza, globais e seculares, reflectindo uma desalavancagem mundial que começou em 2008", avisa. E Gross reconhece que os problemas não se centram apenas no "Velho Continente": "Serão necessários anos até a Eurolândia, os EUA, o Japão e as nações desenvolvidas no seu todo conseguirem, de forma construtiva, escapar da sua sina de dívida elevada e crescimento baixo".
Esta perspectiva, a par das taxas directoras baixas estipuladas pelos bancos centrais para tentarem reanimar a economia, leva a que os retornos dos activos sejam abaixo das expectativas. "Quem conseguir retornos de 5% tanto em obrigações como em acções, deve considerar-se em melhor posição que os seus concorrentes", refere.
E mesmo para conseguir retornos modestos, o gestor entende que "deve-se enfatizar os activos de risco de economias em desenvolvimento em oposição às economias desenvolvidas". E exemplifica com activos do sector petrolífero e agrícola do Brasil e o sector do consumo na Ásia, mas sempre com atenção a potenciais bolhas de crédito.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário