05 dezembro 2011

S&P coloca ‘ratings’ dos países mais fortes do euro em revisão negativa


A Standard & Poor’s vai colocar Alemanha, França e outros países com ‘rating’ máximo em ‘creditwatch’ negativo.
A Standard & Poor's avisou a Alemanha, França, Holanda, Áustria, Finlândia e Luxemburgo que podem perder as notas máximos de créditos, segundo o Financial Times, que diz que o comunicado oficial da agência será conhecido ainda hoje.
De acordo com o FT, a S&P colocou os ‘ratings' destes países em ‘creditwach' negativo. O mesmo é dizer, que se a situação não melhorar nos próximos 90 dias, a agência avançará mesmo para cortes dos ‘ratings' destes estados-membros. Actualmente, as seis nações têm nota máxima, de 'AAA'.
A justificar o aviso sério da S&P está, segundo o FT, o adensar dos problemas económicos e políticos na zona euro. Para a Alemanha, por exemplo, a S&P diz, citada pelo FT, que está preocupada com "o potencial impacto do que vemos ser um adensar dos problemas políticos, financeiros e monetários na união monetária e económica".
De acordo com a Bloomberg, que cita duas fontes próximas da decisão da S&P, a agência vai mesmo colocar sob vigilância negativa todos os 17 países da zona euro, dependendo do resultado da cimeira europeia que vai realizar-se esta quinta e sexta-feira em Bruxelas. 

Sem comentários: