Bolsas norte-americanas subiram mais de 7% esta semana, o melhor registo desde 2009. Ajudou a intervenção dos bancos centrais.
Apesar da queda ligeira na sessão de hoje, o industrial Dow Jones e o S&P 500 acumulam ganhos semanais de 7% e 7,4%, respectivamente. É o melhor desempenho em mais de dois anos para os dois índices. No mesmo sentido, o Nasdaq ganhou 7,6% na semana, o que corresponde à melhor performance semanal desde 14 de Outubro deste ano.
A semana começou logo da melhor forma para as praças norte-americanas, depois de se saber que as vendas a retalho nos EUA registaram um valor recorde durante o fim-de-semana do feriado do Dia de Acção de Graças. Na sessão de segunda-feira, o tecnológico Nasdaq subiu 3,5%, a melhor prestação em três meses até à data.
As subidas registadas no arranque da semana foram, no entanto, superadas na quarta-feira, com os três índices a subir em flecha com a anunciada acção concertada entre os seis maiores bancos centrais mundiais, entre eles o Banco Central Europeu e a Reserva Federal norte-americana, para conceder mais liquidez à banca da zona euro, através da redução dos juros nos empréstimos em dólares. Nessa sessão, o industrial Dow Jones ganhou 4,24% e registou a melhor sessão em dois anos.
Já hoje, dia em que as bolsas acabaram por fechar ‘flat', as notícias também foram positivas. Segundo o Departamento do Trabalho norte-americano, a taxa de desemprego na maior economia do mundo desceu para 8,6% em Novembro, o valor mais baixo dos últimos dois anos, mostrando assim que a maior economia do mundo continua em recuperação. No total, foram contratados 120.000 trabalhadores, um número que ainda assim ficou abaixo do esperado pelos analistas.
Em termos empresariais, os destaques da semana vão para os títulos da Alpha Natural, Western Digital, US Steel Corp. e Genworth Financial, que dispararam mais de 20%.
Sem comentários:
Enviar um comentário