13 dezembro 2011

Euro a um passo de cair abaixo dos 1,30 dólares


Moeda única europeia recua pelo segundo dia seguido e regista mínimos de quase um ano contra o dólar.
A crise de dívida na zona euro está castigar o elemento principal que a une: a moeda. O euro recuava há momentos 0,74% para 1,3090 dólares e regista mínimos de 11 meses face à nota verde.
"Continuamos a ver divisões dentro do grupo do euro", referiu John McCarthy, especialista da ING Groep NV, à Bloomberg. "Estas divisões significam o enfraquecimento do euro. O euro já está um pouco fraco e, assim que baixou a fasquia dos 1,317 dólares, pode cair mais", acrescentou.
A pressionar a moeda única na sessão de hoje estão as declarações da chanceler alemã, Angela Merkel, em relação ao fundo de resgate permanente do euro que passará ao activo em meados do próximo ano. A governante alemã exclui hoje um aumento do montante de 500 mil milhões do Mecanismo de Estabilidade Europeu num discurso aos deputados da coligação parlamentar, avançou hoje a Reuters.
Com a queda do euro, os preços das matérias-primas intensificaram os ganhos. O barril de ‘brent', que é a referência para as importações nacionais, e o barril de crude subiam em torno dos 2% para os 109,31 e 99,87 dólares.

Sem comentários: