Num dia em Portugal vai ao mercado vender Bilhetes do Tesouro, os indicadores de risco da dívida nacional seguem estáveis.
O juro das obrigações do Tesouro a 10 anos avança hoje uns ligeiros quatro pontos base para 5,530%. Com uma subida mais expressiva, os juros da dívida irlandesa da mesma maturidade agravam-se em nove pontos base para 6,193%.
No mesmo sentido, o diferencial das obrigações do Tesouro a 10 anos face às ‘bunds' alemãs da mesma maturidade, indicador de risco conhecido por ‘spread', soma três pontos base para 321,6 pontos base.
Também o preço dos ‘credit default swaps' (CDS) sobre obrigações do Tesouro a cinco anos, outra forma de sondar a percepção de risco em relação a Portugal, cresce 2,7 pontos base 343,33 pontos base.
O IGCP vai hoje ao mercado vender 750 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro com maturidade a 12 meses (Outubro de 2011). Será uma oportunidade para aferir o sentimento dos investidores em relação à situação política em Portugal, depois de ontem o PSD ter adiado o anuncio do sentido de voto do partido no Orçamento e exigido condições ao PS para aprovar o documento que vai ditar o destino do país no próximo ano.
O presidente do IGCP, Alberto Soares, disse ontem que a evolução do risco nacional nos últimos dias deixa bons indícios para hoje em termos de procura e preço.
Sem comentários:
Enviar um comentário