21 outubro 2010

Dow Jones recupera para níveis da falência da Lehman

O índice industrial Dow Jones, atingiu hoje os 11.205,98 pontos, o valor mais elevado desde a falência do histórico Lehman Brothers, em 2008.

Impulsionados pelos resultados empresariais acima do esperado, as bolsas norte-americanas estão hoje a conquistar ganhos que já levaram o Dow Jones para máximos desde Setembro de 2008, quando o histórico Lehman Brothers declarou falência.

A queda da Lehman esteve na origem da maior crise financeira, que depois também se tornou económica, desde a Grande Depressão, e cujos efeitos ainda estão a fazer-se sentir.

Contudo, na sessão de hoje, o sentimento é de optimismo, depois de várias empresas norte-americanas terem apresentado contas trimestrais que superaram as estimativas do mercado.

É neste cenário que o Dow Jones soma 0,85% para os 11.202,15 pontos, depois de ter estado já a negociar nos 11.205,98 pontos. No mesmo sentido, o índice tecnológico Nasdaq progredia 0,9% enquanto o S&P 500 valorizava 0,83%.

As acções da Ebay, dona do maior site de leilões do mundo, disparavam 8,5%, enquanto os títulos da Freeport-McMoran avançavam perto de 3%.

"Os resultados empresariais têm sido muito bons", comentou Jason Pride, director do departamento de investimentos da gestora Glenmede, à Bloomberg. "Os últimos dados económicos mostram que o mercado do trabalho está a melhorar a um ritmo lento mas na direcção certa", acrescentou.

Os investidores ficaram hoje a saber que os pedidos iniciais de subsídio de desemprego nos EUA baixaram de 475 mil para 452 mil, na semana passada, uma evolução melhor do que a prevista pelos economistas sondados pela Bloomberg.

Sem comentários: