21 outubro 2010

Emprego e resultados empresariais animam Wall Street

Os pedidos iniciais de subsídio de desemprego nos EUA baixaram de 475 mil para 452 mil, na semana passada. O número está a animar os investidores.

Os principais índices americanos abriram hoje em alta, animados com os números divulgados pelo Departamento do Trabalho do país, que deu conta de que foram entregues 452 mil novos pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos na semana passada.

O número é inferior aos 455 mil previstos pelos economistas consultados pela Bloomberg, e está a dar algum ânimo aos investidores, que se têm mostrado preocupados com o fraco crescimento do mercado de trabalho da maior economia do mundo.

Já a média dos pedidos entregues nas últimas quatro semanas baixou de 462 mil para 458 mil, enquanto o total de norte-americanos que continua a usufruir deste apoio sofreu uma quebra de 9 mil para os 4,4 milhões, o nível mais baixo desde Janeiro.

A motivar os ganhos em Wall Street estão ainda os resultados de algumas empresas, que saíram acima do esperado pelos analistas, como foi o caso da Nokia.

A maior fabricante mundial de telemóveis anunciou hoje que registou um lucro líquido de 529 milhões de euros no terceiro trimestre, o que compara com os prejuízos de 559 milhões de euros registados no mesmo período de 2009.

O resultado da tecnológica excedeu as expectativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que esperavam em média um lucro de 182,5 milhões de euros. Na reacção, os títulos da Nokia avançavam 6,19% em Nova Iorque.

No mesmo sentido, também a Caterpillar reportou resultados acima do esperado, ao anunciar um lucro de 1,22 dólares por acção, acima dos 1,09 dólares por acção estimados pelos economistas. As acções iniciaram a sessão a ganhar 0,24%.

É neste contexto que o Dow Jones avança 0,55%, enqaunto o S&P 500 dispara 0,54% e o Nasdaq aprecia 0,65%.

Sem comentários: