21 outubro 2010

Financeiras afundam em Wall Street

Os principais índices americanos viveram a pior sessão desde Agosto e deslizaram mais de 1%. O Dow Jones voltou a fechar abaixo dos 11 mil pontos.

Os receios em torno da recompra de crédito hipotecário de má qualidade penalizaram os títulos das financeiras, em Nova Iorque. O Citigroup escorregou 2,64%, enquanto o JP Morgan perdeu 1,34%.

Fontes próximas deste assunto disseram à Bloomberg que a Pacific Investment Management e a BlackRock, duas companhias de investimento, juntamente com a Reserva Federal de Nova Iorque, deverão obrigar o Bank of America a recomprar os contratos de crédito à habitação que foram 'mascarados' em 47 mil milhões de dólares de obrigações.

Na semana passada já corriam rumores de que as autoridade podiam tomar atitudes deste género, devido ao facto de vários bancos norte-americanos terem executado ilegalmente hipotecas, quando os clientes entravam em incumprimento das prestações do crédito à habitação.

Neste contexto, o Bank of America tombou 4,38%, castigado também pelos resultados trimestrais que apresentou hoje ao início do dia. O maior banco dos EUA revelou que registou um prejuízo líquido de 7,3 mil milhões de dólares no terceiro trimestre do ano, um resultado que se deve, sobretudo, segundo o banco, aos custos inerentes às novas regras do crédito ao consumo que geraram perdas de 10,4 mil milhões de dólares.

Sem esse item tido como extraordinário, o maior banco dos EUA teria lucrado 3,1 mil milhões de dólares, ou 0,27 dólares por acção, entre Julho e Setembro, o que compara com as perdas de mil milhões de dólares sofridas em igual período de 2009.

A pesar no sentimento dos investidores estiveram ainda as perspectivas de crescimento da Apple para o próximo trimestre, que ficaram aquém do esperado pelos analistas.

As acções da empresa deslizaram 2,67%, em linha com outras tecnológicas como a Microsoft (-2,79%) e a Dell (-1,17%).

A ensombrar a negociação em Nova Iorque esteve também o anúncio de que a China aumentou a sua taxa de juro pela primeira vez desde 2007. O governo de Pequim subiu a taxa de 5,31% para 5,56%, o que poderá fazer reduzir as importações por parte do gigante asiático.

Foi neste cenário que o Dow Jones recuou 1,48% para 10.978,62 pontos, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq deslizaram 1,59% e 1,76%.

Sem comentários: